Técnico Freiburg: Controle de equilíbrio no centro
Desta vez, o Freiburg está na pequena escola tática e é tudo sobre os «falsos seis». O técnico do Freiburg Sub-23, Thomas Stamm, explica que o «falso seis» é conhecido principalmente em campo e é uma posição muito versátil.
Sr. Stam, hoje queremos falar sobre um termo tático que acreditamos não ter sido muito utilizado pelo menos até agora: “falso seis” – ou seja, jogadores que oscilam entre a defesa e o meio-campo.
Thomas Stamm, Freiburg: Este termo é novo para mim, mas faz sentido para mim. Especialmente na defesa, muitas equipas, especialmente nos últimos quatro ou cinco anos, mudaram conscientemente as suas formações entre cadeias de quatro e cinco homens, com seis homens intercalados entre os defesas-centrais na última fila, de modo a poder melhor Cobre a largura da quadra. Ou você usa três zagueiros e move um deles para a posição seis dependendo da situação.
Stam: Isso seria uma vantagem. Mas o mais importante é a inteligência do jogo para interpretar a situação corretamente. Ele também deve se sentir confortável na linha seis, como se sentiu na linha final. Caso contrário, suas interações podem sair pela culatra. A defesa de seis homens normalmente não é um problema para os defesas-centrais. Quando acompanham os atacantes até o meio-campo, basicamente conhecem a posição dos atacantes defensivos. Por outro lado, para os defesas-centrais que gostam de ter o jogo pela frente, muitas vezes pode ser mais difícil operar contra seis homens num jogo de ataque com visão de 360 graus.
Esperamos que todos os jogadores em todas as posições consigam jogar atrás, na frente e ao lado deles sem perder qualidade.
Stam: Claro. Porque hoje é necessária uma mudança com a bola, mas não necessariamente contra a bola, principalmente quando você está defendendo recuado. Você pode então seguir uma estrutura básica, especialmente porque um seis errado do seu oponente causará menos problemas, já que você está dando algum espaço ao seu oponente de qualquer maneira. Portanto, o falso seis é uma opção promissora contra adversários de alto ataque ou defesas de alto nível.